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PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE PÚBLICA
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PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE PÚBLICA
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] |
Seu nome completo |
RA: [Número do RA do aluno] |
Seu numero de matricula |
POLO / UNIDADE: |
Seu polo e cidade |
CURSO: |
CST EM GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
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FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de CST em Gestão de Saúde Pública, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Vigilância Epidemiológica, Contabilidade Introdutória, direito público, administração pública, gestão de políticas públicas. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Realizar levantamento de dados epidemiológicos; II – Reconhecer os processos gerenciados pela administração pública; III – Avaliar as políticas de saúde públicas vigentes e propor melhorias quando necessário. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de CST em Gestão de Saúde Pública idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Contexto à Comunidade, demonstra as habilidades para desenvolver ações de promoção, vigilância e educação da saúde que integrem, complementem ou acrescentem qualidade à atenção integral em saúde, sendo capaz de analisar problemas em saúde coletiva. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Gestão de Saúde Pública vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando você para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. |
CONTEÚDOS: |
I – Administração pública; II – Vigilância epidemiológica; III – Direito público; IV – Administração pública. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos. 6.ed. Rio de Janeiro: GEN, 2021. ACCIOLY, Hildebrando. Manual de Direito Internacional Público. 25.ed. São Paulo: Saraiva, 2021. PARENTI, Tatiane; SILVA, Juliane Silveira Freire da; SILVEIRA, Jamur. Bioestatística. Porto Alegre: SAGAH, 2017. RELATÓRIO FINAL: | Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! | DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): | | Local de realização da atividade extensionista: | | Durante a ação: | | Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | | Resultado da ação: | | Conclusão: | | Depoimentos (se houver): | | RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. | | DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você. | | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. | | AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | 1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | 2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) | 3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) | 4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | 5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () | 6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () | 7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | |
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