Descrição
Bem-vindo (a) ao Semestre de 2024.2 da faculdade Anhanguera e Unopar.
Você está no site de consultoria acadêmica onde te ajudamos na elaboração do seu trabalho deste semestre 😉
Abaixo você verá o passo a passo do que se pede em seu manual de elaboração do portfólio.
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AGRADEÇEMOS A CONFIANÇA E BONS ESTUDOS.
PROJETO DE ENSINO PEDAGOGIA
1. APRESENTAÇÃO
O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do Pedagogia sobre a elaboração do Projeto de Ensino, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência, para promover o seu desenvolvimento intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências realizadas durante o curso. Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento acadêmico e a realidade estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de um projeto direcionado para contextos educativos.
Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o Projeto de Ensino é condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse sentido, é avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos. Além disso, parte da pontuação do Projeto de Ensino é composta da apresentação oral realizada no polo.
É importante reforçar que o Projeto de Ensino se constituirá de uma elaboração teórica que não precisará ser, efetivamente, aplicada ao contexto educativo.
2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), um projeto de ensino transcende a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado mais vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um conceito que remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e da colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente.
A qualidade de um projeto de ensino, característica que leva à sua efetividade, está atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência significativa da área do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à realidade social mais geral” (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um projeto de ensino vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos de aula; a elaboração de um projeto de ensino envolve todo um processo de construção do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se deve atentar, sintetizadas, conforme
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Vasconcellos (2002), em três dimensões:
ATENÇÃO O projeto é uma proposta intencional e não deve ser aplicado. |
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2.1 TEMA Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se deseja provar ou desenvolver” ou, ainda, em expressão evocada pelas autoras, “uma dificuldade ainda sem solução”. A escolha de um tema está balizada, frequentemente, por fatoresinternos (afinidade pessoal, compatibilidade com a área) ou externos (tempo, acesso a materiais etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003). O tema do Projeto de Ensino deve ser direcionado para o ensino em contextos educativos, de acordo com a habilitação de seu curso, contemplando as principais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Deve ser uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem mais ativa e participativa dos alunos. Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e competências inerentes ao trabalho realizado pelo docente e que possibilite o domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a organização e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e não formais. É importante que o projeto de ensino se efetive como um instrumento para a construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma visão mais global da realidade. O enfoque deverá apresentar coerência com a habilitação que o seu curso proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso. Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como: Relevância da ideia • A ideia tem importância para o ensino?
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Viabilidade da ideia Os pontos acima, se bem refletidos, irão direcionar a elaboração do seu projeto. Sabe por quê?Muitas vezes, temos uma ideia interessante, mas não é possível de ser estudada em contextos educativos, devido à complexidade da temática ou, até conseguimos desenvolver em sala de aula, mas não encontramos materiais necessários para a leitura sobre o assunto e fica um projeto sem fundamentação teórica e os limites não ficam bem delineados, muitas vezes, confuso, atémesmo para o próprio professor. Por isso, a necessidade de levar em consideração essas observações, para desenvolver seu projeto de ensino. Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2) laudas. • Está relacionada às temáticas abordadas no curso? • Contribui para o seu crescimento profissional? • É possível de ser executada na educação de acordo com o segmento de atuação que o curso habilita?
QUAIS SÃO AS LINHAS DO PROJETO DE ENSINO? |
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O Projeto de Ensino em Educação do curso de Pedagogia possui duas linhas, sendo estas: ✓ Docência (Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental) ✓ Gestão Escolar Vale ressaltar que você deverá escolher uma destas linhas para a construção do seu Projeto de Ensino. Após a seleção de uma das linhas, você deverá escolher um tema que apresente coerência com os estudos realizados no curso e o trabalho desenvolvido pelo professor (na linha da docência) ou pelo pedagogo (na linha da Gestão Escolar). COMO SELECIONAR O TEMA? O Projeto de Ensino deve ser identificado por um tema, que precisa ser bem definido, observando os objetivos que pretende alcançar, bem como algo que provoque seu interesse. Para te auxiliar, sugerimos alguns temas: DOCÊNCIA Brinquedoteca. A utilização da literatura infantojuvenil para o processo de ensino e aprendizagem.
Processo de alfabetização de Jovens e Adultos. |
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Estratégias pedagógicas a partir do uso das tecnologias digital. GESTÃO A organização da Gestão democrática e participativa. O papel do pedagogo Construção do Projeto Político Pedagógico. Relação Família e Escola. Mediação de conflitos no ambiente escolar. Orientação Educacional. Ação do pedagogo e as competências socioemocionais da BNCC. 2.2 JUSTIFICATIVA Na perspectiva de Marconi e Lakatos (2003, p. 219), uma justificativa “consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante” uma dada ação ou pesquisa. A justificativa fundamenta a escolha do tema e a motivação do Projeto. Para isso, destaque a relevância da sua pesquisa, apresentando argumentos que identifiquem a importância do tema proposto. Defenda sua proposta, apresente a finalidade do seu estudo, convença o leitor de que seus propósitos são justos e merecem uma abordagem sistemática e científica. É importante frisar que, por cursar uma licenciatura, futuramente, você atuará na área do ensino, como professor. Assim, sua pesquisa deve ser relevante para essa área. Ao apresentar os seus argumentos, é essencial fundamentá- los teoricamente, ou seja, apresentar informações teóricas (citações e referências) que sustentem sua justificativa. Vale ressaltar que a justificativa se difere da fundamentação teórica. Assim, quando se fala de abordagem de “razões de ordem teórica” na elaboração deste item, deve- se ter em mente que não se deve explicitar ou aprofundar o referencial teórico, mas, ressaltar suaimportância para as ações a serem desenvolvidas (MARCONI, LAKATOS, 2003). A importância dos projetos culturais em Organizações não Governamentais (ONGs). |
Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2) laudas.
2.3 PARTICIPANTES
Nesta parte do trabalho, você deve especificar a quem o projeto se destina, ou seja, aqueles que serão diretamente afetados / mobilizados / atendidos / contemplados com seu desenvolvimento.
Importante observar, na definição dos participantes, o atendimento ao segmento dos contextos educativos para o qual seu curso de graduação o habilita para atuação. Assim, por exemplo, se o seu curso licencia para atuar no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, o Projeto de Ensino não pode ser direcionado à Educação Infantil ou Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda. 2.4 OBJETIVOS
Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar, possibilitando o aumento dos conhecimentos sobre determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 156).
Nesta etapa, você deve especificar qual o propósito, aquilo que almeja com o estudo do tema e o que pretende alcançar ao propor esse Projeto de Ensino em contextos educativos.
OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Indica o que pretende alcançar de forma ampla e está relacionado à questão principal do projeto. | Contribuem para alcançar o objetivo geral, apontando as etapas que levam a obtenção do objetivo maior. |
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Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda. 2.5 PROBLEMATIZAÇÃO A problematização inicia-se a partir da observação das situações do cotidiano escolare de estudos já realizados, verificando-se dificuldades, questões conflitantes, possibilidade de aprimoramento e outros fatores que podem delimitar um tópico de estudo e gerar uma pergunta. A noção de “problema” está atrelada a “uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimentode alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução (MARCONI;LAKATOS, 2003, p. 159). Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade encontrada e que se pretende resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 127). Para desenvolver este item, reflita e discorra: como o tema selecionado pode ser trabalhado para superar uma dificuldade ou situação identificada no contexto escolar? Dessa forma, para organizar este item, você deve, primeiramente, apresentar o contexto observado, situar a dificuldade identificada e, por fim, apresentar reflexões capazes de delinear o campo teórico dentro do qual serão buscadas soluções para o problema motivador do projeto. Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2) laudas. 2.6 REFERENCIAL TEÓRICO Para Marconi e Lakatos (2003, p. 225), “pesquisa alguma parte da estaca zero”, assim como qualquer ação pedagógica sempre estará baseada em algum conhecimento precedente. |
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A revisão bibliográfica é importante, pois fundamenta seu Projeto teoricamente e favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item, você deveapresentar as principais teorias que se relacionam com seu Projeto de Ensino. Cabe à revisão bibliográfica a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. Vale ressaltar que “a ciência lida com conceitos” e os “conceitos podem ter significados diferentes de acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega” (MARCONI, LAKATOS, 2003, p. 225), daí a necessidade deste item. Nesta parte, você deverá discutir/analisar as ideias de autores diferentes que subsidiem o temaque escolheu. Ou seja, você deverá pesquisar artigos, livros, dentre outros materiais que tratam do tema escolhido. Não é recomendado o uso de livros didáticos. Assim, para a elaboração da revisão bibliográfica, é necessário realizar um levantamento de textos adequados e atualizados, referentes ao tema escolhido. Como sugestão para realizá-la, você necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar um texto que contenha referências a autores e obras que abordem a temática escolhida para a realização do Projeto de Ensino. A revisão bibliográfica de seu Projeto de Ensino, assim como de qualquer trabalho acadêmico,dever ser pautada na utilização de fontes confiáveis. Além de materiais convencionais, como livros e artigos de periódicos (revistas científicas), podem ser utilizados trabalhos acadêmicos de relevância comprovada na área, como dissertações e teses. Vale ressaltar que, dada a disseminação das tecnologias digitais de informação e comunicação, boa parte do acesso a esses materiais é feita por meios digitais, na internet, o que exige cuidado e atenção na seleção das fontes, bem como a sua correta referenciação. Em síntese, você deverá buscar autores e inseri-los no debate, por meio de citações diretas e indiretas. É importante sempre referenciá-los, conforme as normas da ABNT. Nunca copie as ideias do autor sem mencioná-los, pois a prática da apropriação de textos alheios constitui plágio, crime com pena prevista em lei (Lei n.o 9.610). Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, cinco (5) e, no máximo, sete (7) |
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laudas. Neste item, você deve explicitar o desdobramento teórico-prático, fundamentado em ações a serem desenvolvidas e as estratégias necessárias para realizá-las. Você deve observar as seguintes etapas: entreos conteúdos/abordagens e o contexto social. O desencadeamento das ações ocorre por meio das perguntas: O que fazer? Como fazer? Quem vai ajudar? • Execução: É a descrição de como as atividades serão desenvolvidas, focando em tudo que precisa ser feito para que o projeto, de fato, se efetive. Considerando que o Projeto é voltado tanto para a docência quanto para a gestão, você pode contemplar diferentes abordagens: o uso de metodologias ativas e de tecnologias digitais; aulas práticas e expositivo-dialogadas; elaboração de mapas conceituais; experimentação de técnicas e materiais; soluções de problemas; estudos de caso; estudos dirigidos; trabalhos colaborativos por meio das redes sociais (Facebook, Twitter, blogs), entre outros. Caso esteja previsto o trabalho com materiais disponíveis na internet, inclua os links dos materiais que pretende utilizar. Para te auxiliar no entendimento sobre a metodologia, observe os exemplos abaixo: 2.7 METODOLOGIA DOCÊNCIA O tema escolhido foi a construção de práticas para o ensino de crianças pequenas a partir dos campos deexperiência da BNCC. 1o passo: elencar um dos objetivos de aprendizagem descritos na BNCC para o trabalho com as crianças pequenas, referente a este campo de experiência. 2o passo: selecionar o conteúdo a ser desenvolvido com este grupo etário. 3o passo: descrever o procedimento adotado para a realização da atividade: contação de história,construção de instrumentos, elaboração de uma peça teatral, jogos etc. 4o passo: relatar como a atividade será apresentada aos alunos (individual ou em grupo) e como elesdeverão executar. |
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GESTÃO Vamos supor que você escolha uma proposta cujo tema seja “A ação do pedagogo na construção do Projeto Político Pedagógico”. Você deverá explicitar as ações que serão desenvolvidas, observe o exemplo a seguir: 1o passo: realizar um encontro com os profissionais da escola para discutirem juntos a importância do projeto político pedagógico e sua elaboração em uma perspectiva democrática e participativa. 2o passo: marcar uma reunião com os professores e membros do grêmio estudantil, conselho escolar, associação de pais etc., para que juntos reflitam as necessidades do espaço escolar. 3o passo: construir em parceria com a comunidade escolar o projeto político pedagógico a partir das discussões e decisões tomadas nas reuniões anteriores. 4o passo: socializar com os envolvidos do espaço escolar o documento e realizar os ajustes necessários. 2.8 CRONOGRAMA DO PROJETO O tempo previsto para a execução do projeto se relaciona diretamente aos objetivos propostos,no entanto, não deve ser muito longo, pois pode causar desinteresse. Dessa forma, ao prever o tempo para a realização do projeto, organize um cronograma para realizar cada atividade prevista na Metodologia, o que pode ser feito desta forma: Etapas do Projeto Período 1. Planejamento 2. Execução 3. Avaliação Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda. |
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2.9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Prever a necessidade de recursos humanos e materiais proporciona a organização do trabalhoe o encaminhamento do estudo e da investigação, enriquecendo o projeto na sua totalidade. Nesta parte do trabalho, você deve elencar os recursos necessários para a execução do Projeto. Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda. 3. INFORMAÇÕES IMPORTANTES
feito na pasta específica da disciplina, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 10 até, no máximo, 15 laudas (considerando-se apenas o Projeto de Ensino em si, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA. 5. O Projeto de Ensino é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Ostrabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.o 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. |
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A seguir, apresentamos, a você, alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito ao Projeto de Ensino:
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• Introdução: inserção de texto especificando o tema que escolheu para elaborar o seuprojeto de ensino para contextos educativos, contextualizando-o. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todas as etapas previstas para o projeto(itens 2.1 a 2.10 deste manual), seguindo modelo disponibilizado no AVA. • Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do projeto. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Inserção de elementos complementares para fechamento do projeto de ensino, conforme Modelo disponibilizado no AVA: • Referências; • Anexos; Regras básicas para normatização Estruture o seu trabalho com base nas regras de normatização elencadas a seguir:
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