Description
Bem-vindo (a) ao Semestre de 2024.2 da faculdade Anhanguera e Unopar.
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AGRADEÇEMOS A CONFIANÇA E BONS ESTUDOS.
PROJETO DE EXTENSÃO 2 – MEDICINA VETERINÁRIA
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] |
RA: [Número do RA do aluno] |
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POLO / UNIDADE: |
CURSO: |
MEDICINA VETERINÁRIA – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO II – MEDICINA VETERINÁRIA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Medicina Veterinária tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de Medicina Veterinária pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Administração, Economia, Agronegócio e Extensão; Parasitologia; Ciências humanas e sociais, Ética e Deontologia. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; UBS; Hospitais; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Centros de Saúde; Hospitais Veterinários; Clínicas Veterinárias; Centros de Zoonoses; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; ONGs e Escolas. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Planejar, executar, gerenciar e avaliar programas, projetos, processos e ações nas diferentes áreas da Medicina Veterinária; II – Pesquisar e elaborar trabalhos acadêmicos e/ou científicos; III – Desenvolver, no âmbito da Saúde Única, ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Medicina Veterinária idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar no desenvolvimento, programação, orientação e aplicação de técnicas eficientes e eficazes de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal; ainda em planejamento, orientação, participação, gerenciamento e avaliação de programas de saúde animal, incluindo biossegurança, biosseguridade, agropecuários, agronegócio e certificação; atuar com perícias, assistência técnica e auditorias, bem como elaborar e interpretar laudos periciais e técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária; assimilar e aplicar as mudanças conceituais, legais e tecnológicas ocorridas nos contextos nacional e internacional, considerando aspectos da inovação. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Planejamento e organização Criatividade e inovação Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Medicina Veterinária está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor explorando a área de saúde, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos. |
CONTEÚDOS: |
I – Administração, Economia, Agronegócio e Extensão; II – Parasitologia; III – Ciências humanas e sociais, Ética e Deontologia. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
TAYLOR, M. A. Parasitologia veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. MARTINS-COSTA, Judith (org.). Bioética e responsabilidade. Rio de Janeiro: Forense, 2009. ARAÚJO, Massilon J.. Fundamentos de agronegócios. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
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RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): | ||||||||||
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
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Conclusão: | ||||||||||
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Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. | ||||||||||
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. | ||||||||||
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||