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PROJETO DE EXTENSÃO 2 NUTRIÇÃO
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] |
NOME COMPLETO |
RA: [Número do RA do aluno] |
NUMERO DA MATRICULA |
POLO / UNIDADE: |
CIDADE-UF |
CURSO: |
NUTRIÇÃO – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO II – NUTRIÇÃO |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Nutrição possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da disseminação do conhecimento adquirido no curso, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Segurança alimentar e nutricional; Políticas públicas de alimentação e nutrição; Educação alimentar e nutricional; Bioquímica nutricional. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Associações Comerciais; ONGs; UBS; Hospitais; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos e Escolas.
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COMPETÊNCIAS: |
I – Planejar, executar e avaliar políticas públicas, programas e ações de alimentação e nutrição; II – Gerenciar os processos administrativos em serviços de alimentação; III – Realizar o controle de qualidade dos alimentos. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Nutrição idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar em atividades de planejamento, gerenciamento e avaliação de unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas; realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população; atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde; investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Tomada de Decisão Planejamento e organização Análise e resolução de problemas |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo da extensão no Programa de Sustentabilidade do curso Nutrição está relacionado a transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na resolução de diversas problemáticas no âmbito da sustentabilidade, auxiliando a comunidade e potencializando a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso, ampliando o desenvolvimento das habilidades do egresso. |
CONTEÚDOS: |
I – Segurança alimentar e nutricional; II – Políticas públicas de alimentação e nutrição; III – Educação alimentar e nutricional; IV – Bioquímica nutricional. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
FREITAS, Alexandra Corrêa de. Segurança alimentar e nutricional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. PONTIERI, Flávia Melo. Políticas e programas aplicados à saúde e nutrição. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. GALISA, Mônica Santiago …[et al]. Educação alimentar e nutricional: da teoria à prática. Rio de Janeiro: GEN, 2014. BRINQUES, Graziela Brunch. Bioquímica humana aplicada à nutrição. São Paulo: Pearson, 2014.
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