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PROJETO DE EXTENSÃO 1 GASTRONOMIA

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PROJETO DE EXTENSÃO GASTRONOMIA

DADOS DO ALUNO:

Aluno: [Nome completo]
SEU NOME COMPLETO
RA: [Número do RA do aluno]
SEU NUMERO DE MATRICULA
POLO / UNIDADE:
SEU POLO E SUA CIDADE
CURSO:
CST EM GASTRONOMIA
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – GASTRONOMIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
 
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Gastronomia tem a finalidade de disseminar à sociedade os conhecimentos gerados no curso e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados mediante as articulações com a comunidade, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentem soluções e produtos para resolução de problemas diversificados, presentes no contexto social, e ao desenvolvimento locorregional, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas a história da alimentação e da gastronomia; gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas; plano de negócios, custos e controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e de bebidas; etc., possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills específicas.

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Restaurantes; Hotéis; Pousadas; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs.

COMPETÊNCIAS:
I – Gerenciar e operacionalizar os custos das atividades de produções gastronômicas;

II – Planejar, organizar, executar e gerenciar serviços de alimentos e de bebidas em diversos segmentos de mercado;

III – Realizar pesquisas de mercado, de tendências e de inovações gastronômicas, utilizando os resultados no exercício profissional.

PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Gastronomia idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar na concepção, planejamento, gerenciamento e operacionalização de produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação. Coordenando e gerenciando pessoas de sua equipe. Planejando, elaborando e organizando projetos de fluxo de montagem de cozinha. Articulando e coordenando empreendimentos e negócios gastronômicos. Identificando novas perspectivas do mercado alimentício.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Planejamento e organização
Criatividade e inovação
Tomada de Decisão
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Gastronomia está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor voltados para área de alimentos, assim potencializando a geração de conhecimentos aplicados importantes na formação do egresso.
CONTEÚDOS:
I – História da alimentação e da gastronomia;

II – Gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas;

III – Plano de negócios, custos e controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e de bebidas.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2016.

CHESSER, Jerald W.; CULLEN, Noel C. Gestão em serviços de alimentação : liderança e desenvolvimento de recursos humanos para a gastronomia. 5. ed. Barueri, SP : Manole, 2016.

CARNEIRO, Elisabete Silva; REIMER, Verena. Administração aplicada à gastronomia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.

 

RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.

Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

 

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:

CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.

 

Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

 

 

Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Resultado da ação:
 

 

Conclusão:
 

 

Depoimentos (se houver):
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:

CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.

Questões norteadoras:

(1)           Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?

(2)           Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?

(3)           Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?

Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.

DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE

CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;

Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.

AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
012345678910
()()()()()()()()()()(x)
2.  A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
012345678910
()()()()()()()()()()(X)
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
012345678910
()()()()()()()()()()(X)
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
012345678910
()()()()()()()()()()(x)
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
012345678910
()()()()()()()()()(x)()
6.  A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
012345678910
()()()()()()()()()(x)()
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.

 

 

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