Descrição
Bem-vindo (a) ao Semestre de 2024.2 da faculdade Anhanguera e Unopar.
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PROJETO DE EXTENSÃO I – BIOMEDICINA
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] |
NOME COMPLETO
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RA: [Número do RA do aluno] |
NÚMERO DA MATRICULA
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POLO / UNIDADE: |
CIDADE
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CURSO: |
BIOMEDICINA – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – BIOMEDICINA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Biomedicina possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da disseminação do conhecimento adquirido no curso, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de Biomedicina, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: processos e métodos físicos, químicos como suporte à Biomedicina; as diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, envolvendo ética e bioética, filosofia, sociologia, antropologia, políticas públicas, gestão e deontologia; processos relacionados a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nos processos laboratoriais (moleculares e genéticas, hemoterápicas e ambientais). Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Associações Comerciais; ONGs; UBS; Hospitais; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos e Escolas. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Realizar e interpretar análises clínico-laboratoriais seguindo padrões de qualidade e biossegurança, nos termos da legislação vigente; II – Gerenciar e assessorar cientificamente laboratórios, indústrias, hospitais e demais instituições públicas ou privadas relacionadas à atuação profissional do biomédico; III – Atuar no desenvolvimento, na seleção e no controle de qualidade de metodologias, reagentes e equipamentos. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Biomedicina idealizado pela IES proporciona a formação do Biomédico, generalista, humanista, crítico e reflexivo. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Tomada de Decisão Planejamento e organização Análise e resolução de problemas |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo da extensão universitária em Programa de Sustentabilidade do curso de Biomedicina, está relacionado a transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na resoluação de diversas problemáticas, e com isso a possibilitadade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, utilizados na resolução dos problemas relacionados ao meio ambiente com interação aos conteúdos específicos de biomedicina estudos no curso, trazendo mais elementos para o desenvolvimento das habilitados do egresso. |
CONTEÚDOS: |
I – Ciências exatas aplicadas à Biomedicina: abordagens, processos e métodos físicos, químicos como suporte à Biomedicina; II – Ciências humanas e sociais aplicadas à Biomedicina: as diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, envolvendo ética e bioética, filosofia, sociologia, antropologia, políticas públicas, gestão e deontologia; III – Ciências da Biomedicina: processos relacionados a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nos processos laboratoriais (moleculares e genéticas, hemoterápicas e ambientais). |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
ATKINS, Peter. Físico-química: fundamentos. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018. MEZZOMO, Lisiane Cervieri. Deontologia e Legislação. Porto Alegre: Grupo A, 2019. MARTY, Elizângela. Materiais, Equipamentos e Coleta: Procedimentos Básicos de Análises laboratoriais. São Paulo: Saraiva, 2014. |
RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): | ||||||||||
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
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Conclusão: | ||||||||||
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Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. | ||||||||||
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. | ||||||||||
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||