Descrição
Bem-vindo (a) ao Semestre de 2024.2 da faculdade Anhanguera e Unopar.
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PROJETO DE EXTENSÃO II – GASTRONOMIA
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] |
RA: [Número do RA do aluno] |
POLO / UNIDADE: |
CURSO: |
CST EM GASTRONOMIA |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO II – GASTRONOMIA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
O projeto da extensão universitário desenvolvido mediante o Programa de Contexto à Comunidade, tem a finalidade de promover a transferência de conhecimentos adquiridos no curso para trazer benefícios a população, mediante essa situação ocorrerá o aprimoramento dos saberes envolvidos e assim potencializando os conhecimentos aplicados, proporcionando maior capacitação ao egresso. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas aos conteúdos: fundamentos da nutrição humana e restrições alimentares; segurança dos alimentos; planejamento de cardápio; técnicas básicas de cozinha; etc., possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills específicas. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Restaurantes; Hotéis; Pousadas; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Identificar, selecionar e utilizar equipamentos e utensílios para a execução das produções gastronômicas, considerando as normas de segurança dos alimentos, a biossegurança e as normas de segurança do trabalho; II – Planejar cardápios que levem em consideração aspectos da composição e da harmonização dos alimentos e bebidas; III – Preparar alimentos e bebidas considerando fatores culturais, econômicos e socioambientais; IV – Aplicar métodos de pré-preparo e de preparo adequados aos ingredientes, considerando suas especificidades; V – Elaborar, apresentar e adequar as preparações de acordo com a tipologia de serviços. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Gastronomia idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Contexto à Comunidade, demonstra as habilidades para atuar na criação de preparações culinárias valorizando a ciência dos ingredientes. Diferenciando e coordenando técnicas culinárias. Validando a segurança alimentar e vistoriando, avaliando e emitindo parecer técnico em sua área de formação. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Liderança Planejamento e organização Análise e resolução de problemas |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão Contexto à Comunidade, está relacionado as atividades de disseminar e articular os conhecimentos adquiridos no curso para promover as ações relacionadas a alimentação, explorando os cenários locorregionais. |
CONTEÚDOS: |
I – Fundamentos da nutrição humana e restrições alimentares; II – Segurança dos alimentos; III – Planejamento de cardápio; IV – Técnicas básicas de cozinha. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
SOUZA, Anderson Santana …[et al.]. Habilidades básicas em cozinha. Porto Alegre: SAGAH, 2019. TEICHMANN, Ione. Cardápios: técnicas e criativade. 7. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009. CAMOLEZI JUNIOR, Marcus Antonio. Técnicas básicas de cozinha. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. CARELLE, Ana Cláudia; CÂNDIDO, Cynthia Cavalini. Manipulação e higiene dos alimentos. 2. ed. São Paulo : Érica, 2014.
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): | ||||||||||
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
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Conclusão: | ||||||||||
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Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. | ||||||||||
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. | ||||||||||
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) | () |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||