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PROJETO INTEGRADO I Moodboard do restaurante – MARKETING DIGITAL

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Descrição

Bem-vindo (a) ao Semestre de 2024.2 da faculdade Anhanguera e Unopar.

Você está no site de consultoria acadêmica onde te ajudamos na elaboração do seu trabalho deste semestre 😉

Abaixo você verá o passo a passo do que se pede em seu manual de elaboração do portfólio.

Após confirmar o seu portfólio, você pode adicioná-lo no carrinho e seguir para o pagamento da consultoria e receberá por e-mail cadastrado no momento da compra.

AGRADEÇEMOS A CONFIANÇA E BONS ESTUDOS.

Prezado(a) aluno(a),

Seja bem-vindo(a) a este semestre!
A proposta do Projeto Integrador terá como tema norteador: O moodboard do restaurante.

Essa temática foi escolhida por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Para esta produção textual, deverá ser considerado o caso apresentado na sequência.

Vamos conhecer a SGA?

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Moodboard (painel de humor) ou também como conhecido painel semântico é uma ferramenta com o objetivo de auxiliar a visualização das ideias. É uma espécie de quadros compostos por diferentes elementos visuais (imagens vídeos, cores, texturas, ponto, linha, forma, direção, tom, dimensão, escala, movimento, entre outros), que irão compor a ideia central que se deseja transmitir.

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O moodboard é uma ferramenta que auxilia no processo criativo. O processo de criação é bastante complexo e delicado. Algumas vezes o processo criativo é rápido e eficiente em outros é demorado e estressante, e muitas vezes o mercado precisa de soluções rápidas e urgentes, o popular “para ontem”.

O moodboard é uma ferramenta que permite nutrir o ambiente criativo além de gerar projetos com proposta de valor, e que faça sentido e atenda às necessidades e desejos do cliente.

A ferramenta reúne referências visuais para diferentes tipos de projetos (moda, gastronomia, design gráfico, arquitetura, decoração, visagistas, entre outras áreas). Nas figuras abaixo você verá alguns exemplos de moodboard.

Fonte: Shutterstock_1563084280 Fonte: Shutterstock_2035467587

Fonte: Shutterstock_1101438659 Fonte: Shutterstock_1940269342

A criação do moodboard envolve primeiro a escolha do local para a montagem do moodboard (pode ser digital ou físico), em seguida a escolha dos elementos visuais, e as referências, e por fim fazer a “colagem” e revisar o material.

Considere que você trabalha para uma agência de marketing digital e deverá criar um moodboard para um restaurante que irá abrir na sua cidade. Você terá autonomia para decidir toda

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a composição do restaurante, como decoração do estabelecimento, a localização, o cardápio, o público-alvo, sites, identidade visual, entre outros. Para iniciar o moodboard você deverá começar respondendo à pergunta “Qual o objetivo do meu painel semântico?”.

Os processos na construção do moodboard envolve as seguintes ações?

  1. Coleta – o profissional recapitula seu banco pessoal assim como busca por novasreferências.
  2. Eleição – o profissional seleciona quais referências têm maior capacidade de visionaruma solução do problema.
  3. Conexão – com as referências que foram escolhidas, o profissional conecta as quejuntas podem tornar visível o direcionamento criativo desejado.
  4. Construção – nessa etapa o profissional constrói o moodboard e cria uma composiçãocom referências criativas.
  5. Expansão – para o autor, essa fase é facultativa. Trata de buscar outras matérias quereforcem o estado emocional criado pelo moodboard.
  6. Apresentação – o profissional compartilha com os demais o moodboard paradiscussão.

Para o desenvolvimento do painel semântico você pode usar algum software on-line gratuito

ou desenvolver no word, o importante é usar a criatividade. Os links abaixo são indicações de plataformas em que o moodboard poderá ser realizado, porém fique à vontade para escolher outro se achar conveniente.

Ao finalizar o seu moodboard, você deverá dar um print ou fotografar (o arquivo deverá ser salvo em JPG de baixa resolução) e colar no arquivo final a ser entregue neste trabalho, a atividade precisa ser legível.

• http://www.gomoodboard.com/
• https://www.canva.com/pt_br/criar/painel-semantico/
• https://www.adobe.com/br/express/create/mood-board

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Fonte: LIMÃO CRAVO. O que é painel semântico e como utilizar esta técnica. Limão Cravo. 2020. Disponível em: https://limaocravo.blog/2020/03/24/o-que-e-painel-semantico-e-como-utilizar- esta-tecnica/. Acesso em: 15. Dez. 2021.
RAMOS, Ana Julia. Visualize com mais clareza as suas ideias com ajuda de um moodboard. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/moodboard/. Acesso em. 15 dez. 2021.

AGORA É COM VOCÊ

Levando em consideração a SGA, responda todos os questionamentos apresentados abaixo. Eles foram elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.

Etapa 1:
Para essa etapa você vai desenvolver a essência da marca de um restaurante. A marca

determina o que é o produto. O processo de criação dessa marca passa por um rótulo mental, ou seja, o consumidor precisa conhecer essa marca, sendo envolvido por uma construção mental que diz para o comprador se ele deve comprar ou não determinado produto. Somente após essa decisão é transmitido o valor para a empresa da qual o produto faz parte. A principal questão para construir- se uma marca é o consumidor reconhecer a diferença entre esta e outras marcas, ou seja: saber definir essa diferença leva a reconhecer a identidade de uma marca; cada propaganda que é realizada transmite a diferença de cada produto. É importante destacar que a essência de uma marca não é um slogan. Vamos citar um exemplo: a essência da marca da Apple é “capacitar as pessoas por meio da tecnologia”. Já o slogan diz Think diferent (“pense diferente”). A essência deve durar para sempre em uma empresa, isto é, ser sustentável à medida em que é replicada em todos os produtos. Um slogan, por sua vez, pode ser alterado conforme a necessidade da empresa. Quando analisamos a essência de marcas, podemos pensar em três aspectos: o emocional, o descritivo e a função da marca. Outro ponto: para definir a essência de uma marca devem ser considerados os benefícios de uma marca em relação às respostas para os seguintes questionamentos:

• O que a essência oferece para o seu consumidor?

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  • Como faz o consumidor se sentir?
  • O que essa essência diz sobre a marca?
    Dentro desse contexto defina a essência da marca para o restaurante, pensando nos aspectosemocionais, descritivos e a função da marca, pensando também nos benefícios que esse restaurante irá proporcional para seus consumidores.Agora transmita essa essência no moodboard.Etapa 2:Para atrair e manter o seu público o estabelecimento precisa ser inovador e apresentar diferenciais a fim de que a cada nova visita no restaurante o cliente sinta-se encantado por estar lá e tenha desejos de voltar logo. Portanto, é importante responder as perguntas abaixo, para que no painel semântico fique claro a diretrizes organizacionais, o diferencial competitivo e a inovações que o restaurante terá.
  1. Como ser inovador no restaurante?
  2. Qual o diferencial competitivo do restaurante em relação aos concorrentes?
  3. Quais são as diretrizes organizacionais do restaurante (missão, visão e valores)?

Etapa 3:

Na definição da estrutura e do formato do restaurante, questões voltadas ao Composto Mercadológico são importantes que sejam definidas. Estratégias de marketing voltadas ao PRODUTO, PREÇO, PRAÇA E PROMOÇÃO podem fazer uma grande diferença no fortalecimento da marca, na interação com o consumidor e no aumento das vendas.

Dessa forma, com relação às atividades voltadas a Gestão Mercadológica na Era Digital o aluno deverá realizar um estudo sobre os 4 P’s (Composto Mercadológico) seguindo as orientações abaixo.

• Pense em quais seriam os PRODUTOS que poderiam ser vendidos pelo restaurante. (Tente tirar fotos de alguns desses PRODUTOS).

• Pense em qual seria o local adequado em sua cidade para instalação desse restaurante.

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  • Tente encontrar no GOOGLE MAPS a possível localização desse restaurante. (Realize o print da tela).
  • Relacione quais seriam os pontos fortes desse local (próximo a empresas, local movimentado, próximo a escolas).Etapa 4:Uma excelente ferramenta para obter informações é a pesquisa, com ela é possível realizar o planejamento, coleta e análise dos dados relacionados a um determinado evento. O objetivo da pesquisa é gerar conhecimento sobre um determinado público, mercado, produto etc., além de identificar oportunidades e reduzir os riscos na tomada de decisão.Dessa forma, uma boa forma de organizar a pesquisa é dividindo as informações levantadas em 3 grupos principais: objetos, pessoas e ambientes. Dê 2 exemplos de informações dos: objetos, pessoas e ambientes que você irá usar no seu moodboard para que ele seja inovador.

OBJETOS

INFORMAÇÃO

PESSOAS

AMBIENTES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DO PROJETO INTEGRADOR I

  1. O trabalho será realizado individualmente.
  2. Importante: o trabalho finalizado no sistema deve ser postado obedecendo ao prazo limitede postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para apostagem da atividade.
  3. O trabalho final deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade,sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de

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citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no

AVA.

  1. O projeto inegrado é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticosaos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.o 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
  2. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do

Tutor a Distância para atribuir o conceito:

  • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
  • Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
  • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
  • Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
  • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.Bom trabalho a todos! Equipe de professores

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