Oferta!

PROJETO INTEGRADOR III – CONTEXTUALIZAÇÃO OCEANO AZUL – MODELO DAS QUATRO AÇÕES – MARKETING DIGITAL

R$ 80,00R$ 130,00

Compre seu TRABALHO, não deixa para última hora!

Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago
Comparar

Descrição

Bem-vindo (a) ao Semestre de 2024.2 da faculdade Anhanguera e Unopar.

Você está no site de consultoria acadêmica onde te ajudamos na elaboração do seu trabalho deste semestre 😉

Abaixo você verá o passo a passo do que se pede em seu manual de elaboração do portfólio.

Após confirmar o seu portfólio, você pode adicioná-lo no carrinho e seguir para o pagamento da consultoria e receberá por e-mail cadastrado no momento da compra.

AGRADEÇEMOS A CONFIANÇA E BONS ESTUDOS.

PROJETO INTEGRADOR III – CONTEXTUALIZAÇÃO OCEANO AZUL – MODELO DAS QUATRO AÇÕES – MARKETING DIGITAL

Caro(a) aluno(a),

Marketing Digital Semestres: 1o e 2o

A atividade avaliativa da disciplina Projeto Integrado II, tem como objetivo integrar os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, por meio das teorias estudadas e dos contextos situacionais reais ou similares ao ambiente mercadológico.

No desenvolvimento deste projeto você será instigado a decidir, opinar, debater e constituir, com autonomia, o seu desenvolvimento profissional de maneira interdisciplinar. A atuação em marketing digital não se restringe a apenas um setor ou a um departamento no interior das organizações, mas sim refere-se a uma área que depende e impacta todos os outros setores organizacionais e, por isso, é essencial que a interdisciplinaridade seja uma das suas competências como profissional da área.

CONTEXTUALIZAÇÃO OCEANO AZUL – MODELO DAS QUATRO AÇÕES

Segundo Gabriel e Kiso (2020), o marketing em ambiente digital coloca a organização nos mesmos canais que o cliente frequenta, possibilitando que os clientes em potencial possam vê-lo, aprender mais sobre a empresa, comprar e receber atendimento, além de consultar informações

PROJETO INTEGRADO II

sobre produtos ou serviços, isto significa, fazer a jornada completa do cliente por meio dos canais digitais.

Os consumidores sempre foram exigentes, a diferença era que antes as organizações não ouviam o que o cliente tinha a dizer sobre os seus gostos, desejo e necessidades, e com isso perdiam grandes oportunidade de negócios. Mas com o advento da internet e as tecnologias da informação e comunicação a forma como as pessoas se comunicavam mudaram. O consumidor ganhou voz, e as mídias sociais potencializaram essa voz e hoje as organizações buscam cada vez mais conhecer e atender as necessidades dos clientes.

Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico as organizações precisam buscar diferenciais para suprir as demandas dos clientes. Kim e Mouborgne (2005), desenvolveram o conceito de estratégica do oceano azul, os autores fazem uma analogia com as cores azul e vermelho. Para Kim e Mouborgne (2005, p. 25), “os oceanos vermelhos representam todos os setores hoje existentes. É o espaço de mercado conhecido. Já os oceanos azuis abrangem todos os setores não existentes hoje. É o espaço de mercado desconhecido”.

O oceano vermelho é um mercado saturado e intenso, é um ambiente altamente competitivo e disputado, e neste território o peixe mais forte e feroz ganha, não deixando espaço para os outros competidores. Em outras palavras, é um ambiente de ganha-perde, para alguma organização ganhar território a outra precisa perder.

O oceano azul refere-se ao mercado em expansão, é um território que remete a paz e a tranquilidade. Para chegar no oceano azul a empresa deve sair do ambiente saturado e competitivo (oceano vermelho) e ir atrás de mercados livres de concorrência. O objetivo é criar produto ou serviço disruptivo, inovador, que estabeleça uma nova estrutura de fabricação e comercialização.

Segundo Kim e Mouborgne (2005, p. 25), “Para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras. A única maneira de superar os concorrentes é não mais tentar superar os concorrentes”. Para conseguir sair do oceano vermelho e migrar para o oceano azul a organização precisa desenvolver estratégias específicas, os autores Kim e Mouborgne (2005), criaram o modelo das quatro ações tem como objetivo auxiliar as empresas a compreender a curva de valor mais apropriado para o negócio, para sair do oceano vermelho e mudar para o oceano azul.

Figura 1: Modelo das quatro ações

Fonte: Kim e Mouborgne (2005, p. 49).

O modelo das quatro ações tem o objetivo de refletir sobre o que reduzir, o que aumentar, o que eliminar e o que criar em suas atividades para chegar a uma nova curva de valor. O objetivo da ferramenta é o de reconstruir os atributos de valor da marca, tendo como base as quatro perguntas básicas, que buscam questionar a estratégica e o modelo de operação do negócio. A curva de valor proporciona o entendimento do desempenho do mercado, nela são identificados e quantidade os atributos de valor para o cliente, permitindo a reconhecimento das inovações que farão diferença no negócio.

Para compreender melhor a ferramenta os autores Kim e Mouborgne (2005), citam o caso do Cirque du Soleil que no passado atuava de maneira tradicional e convencional, porém, para se destacarem no mercado e estar livres da concorrência era fundamental inovar. O Cirque du Soleil fez as perguntas do modelo das quatro ações o obtiveram as seguintes respostas.

  • Reduziu os números circenses tradicionais de exagerado humor e perigo;
  • Elevou a participação de ginastas, pessoas mais preparadas para números de grandeexigência física, em um picadeiro único;
  • Eliminou todos os astros circenses convencionais, além dos espetáculos comanimais;

 

• Criou espetáculos temáticos, ambiente refinado, produções musicais e danças artísticas.

Figura 2 – Modelo das quatro ações – Cirque Du Soleil

Eliminar

  • Astros circenses
  • Espetáculos com animais
  • Desconto para grupos
  • Espetáculos com vários picadeiros

Fonte: Kim e Mouborgne (2005, p. 56).
Pensando e agindo fora da caixa e utilizando técnicas do design thinking, o Cirque du Soleil

conseguiu agregar valor, despertar interesse do público, elevar o preço dos ingressos (aumento de receita) e ter um modelo de negócio de difícil imitação.

Referência
KIM, W. Chan e MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul Como Criar Novos Mercados e

Tornar a Concorrência Irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus Elsevier, 2005. ATIVIDADE

Dentro desse contexto de oceano azul, você foi contratado para buscar inovações e diferenciais para uma empresa em sua região. A organização escolhida pode atuar ou não no ambiente digital, mas se a empresa já atua no ambiente digital as ações deverão ser voltadas para se destacar dos concorrentes. Agora se a empresa não atuar no ambiente digital você deverá inseri-la no mercado digital, analisando e destacando como será esse processo. Em ambas as situações é essencial utilizar o modelo das quatro ações e a ferramenta design thinking.

Elevar

• Picadeiro único

Reduzir

• Diversão e humor • Vibração e perigo

Criar

• Tema
• Ambiente refinado
• Várias produções
• Músicas e danças artísticas

 

Para essa construção você deve seguir os seguintes passos:

  • Traga o perfil da empresa (ramo de atuação, tamanho da empresa, tipo de gestão, produtos, diferenciais, etc.).
  • Pesquise sobre os concorrentes da empresa escolhida, pontos fortes e fracos, a atuação deles no mercado digital e físico.
  • Pesquise a respeito do produto ou serviço prestado e do público-alvo.
    o Oqueévalorparaosclientes?Quaissãoosbenefíciospercebidospelocliente?O que os clientes desejam, necessitam?
  • Desenvolva o modelo das quatro ações da empresa escolhida abordando os itens queprecisam ser eliminados, reduzidos, elevados e criados.

o Eliminar: Quais atributos podemos eliminar? (Quais fatores, com os quais o

setor há tempos concorre, devem ser eliminados?)
o Reduzir:Quaisatributospodemosreduzir?(Quaisfatoresdevemserreduzidos

abaixo dos padrões do setor onde a empresa atua?)
o Elevar: Quais atributos podemos elevar? (Que fatores devem ser elevados

acima dos padrões do setor de atuação?)
o Criar: Quais atributos podemos criar? (Que fatores devem ser criados que o

setor nunca ofereceu?)
Para consolidar o modelo das quatros ações responda as perguntas abaixo.

  • Para atingir os objetivos da empresa para migrar para o oceano azul, quais indicadores e metas devem ser utilizados?
  • A empresa possui CRM? Como a empresa colhe dados dos clientes para realizar o marketing de relacionamento?
  • De que maneira a ferramenta Canvas pode auxiliar na migração para o oceano azul?
  • Quais foram as técnicas de processo criativo foram utilizados para inovar e buscardiferenciais?
  • Quais serão os impactos econômicos e sociais que a empresa irá ofertar a partir da suamigração do oceano vermelho para o azul?

 

Você deve preencher o modelo das quatro ações com as mudanças que a organização realizará. Para cada quadrante aponte pelo menos 3 mudanças estratégicas.

Figura 3 – Modelo das quatro ações

. . .

Eliminar

Elevar

. . .

Reduzir

. . .

Criar

. . .

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

  1. O trabalho será realizado individualmente.
  2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pastaespecífica, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA. Não existeprorrogação para a postagem da atividade.
  3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizadono que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
  4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.o 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
  5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
  • Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
  • Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,desenvolvimento e conclusão).

 

  • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
  • Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,criatividade, originalidade e autenticidade.
  • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmentecitados.Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

Informação adicional

Escolha seu Trabalho

Completo, Exclusivo