Sale!

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 DE SERVIÇO SOCIAL

R$ 250,00

 O SEU TRABALHO PERFEITO ESTÁ AQUI! COMPRE O SEU PROJETO DE EXTENSÃO

Após confirmação do pagamento, você receberá no seu e-mail.

Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago
Comparar

Description


ESTE TRABALHO É VÁLIDO PARA O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 DE SERVIÇO SOCIAL

 

Bem-vindo (a) ao Semestre de 2024.2 da faculdade.

  • Você está no site de consultoria acadêmica CERTA onde te ajudamos na elaboração do seu trabalho deste semestre 😉
  • Abaixo você verá o passo a passo do que se pede em seu manual de elaboração do seu projeto de extensão ou portfólio.
  • Após confirmar o seu projeto de extensão unopar ou projeto de extensão anhanguera / portfólio, você pode adicioná-lo no carrinho e seguir para o pagamento da consultoria e receberá por e-mail cadastrado no momento da compra.
  • Você pode adquirir a consultoria EXCLUSIVA – onde não precisa se preocupar com nada, ou a COMPLETA que deve-se alterar e ajustar dando um toque pessoal.
AGRADEÇEMOS A CONFIANÇA E BONS ESTUDOS.

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________

 

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso II

1

Curso: Serviço Social
Coordenadora do Curso: Prof.a Ma. Valquíria Apa Dias Caprioli

2

Curso: Disciplinas:

Professores Competências:

Habilidades:

Objetivos da Aprendizagem:

Serviço Social

  • Trabalho de Conclusão de Curso II
  • Valquíria Ap. Dias Caprioli
  • Elaboração do trabalho textual.
  • Discussão e aprofundamento da temática estudada pelo

    aluno no projeto.

  • Análise do resultado do processo investigativo da pesquisa

    bibliográfica realizada.

    O TCC oportunizará ao aluno a reflexão sobre a possibilidade de inclusão dos diversos segmentos da sociedade que, por sua vez, foram excluídos de determinados direitos para a garantia da cidadania, além da análise acerca da intervenção do Serviço Social no seu espaço sócio-ocupacional.

    A elaboração do TCC tem como finalidade envolver o aluno na iniciação científica, com uma reflexão temática que possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência e às vivências realizadas durante o curso.

SUMÁRIO

1 TEMA…………………………………………………………………………………………………………………………………8

  1. 1.1  OBJETIVOS ……………………………………………………………………………………………………………….9
  2. 1.2  PLÁGIO…………………………………………………………………………………………………………………..11
  3. 1.3  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA…………………………………………………………………………………….11

2

  1. 1.3.1  Citação Direta ………………………………………………………………………………………………….12
  2. 1.3.2  Citação Indireta ……………………………………………………………………………………………….13
  3. 1.3.3  Referências Bibliográficas…………………………………………………………………………………14
  4. 1.3.4  Itens do TCC …………………………………………………………………………………………………….14

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ……………………………………………………………………………………………16

  1. 2.1  CAPA ……………………………………………………………………………………………………………………..16
  2. 2.2  FOLHA DE ROSTO …………………………………………………………………………………………………… 17
  3. 2.3  DEDICATÓRIA …………………………………………………………………………………………………………19
  4. 2.4  AGRADECIMENTOS…………………………………………………………………………………………………. 19
  5. 2.5  RESUMO ………………………………………………………………………………………………………………..20
  6. 2.6  LISTA DE FIGURAS……………………………………………………………………………………………………21
  7. 2.7  LISTA DE GRÁFICOS ………………………………………………………………………………………………… 22
  8. 2.8  LISTA DE TABELAS……………………………………………………………………………………………………23
  9. 2.9  LISTA DE QUADROS …………………………………………………………………………………………………23
  10. 2.10  LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS…………………………………………………………………………….23
  11. 2.11  SUMÁRIO ………………………………………………………………………………………………………………. 23

ELEMENTOS TEXTUAIS…………………………………………………………………………………………………..25 3.1 INTRODUÇÃO …………………………………………………………………………………………………………25

  1. 3.1.1  Objetivo Geral …………………………………………………………………………………………………26
  2. 3.1.2  Objetivos Específicos………………………………………………………………………………………..26
  3. 3.1.3  Justificativa ……………………………………………………………………………………………………..26
  4. 3.1.4  Metodologia (como fazer) ………………………………………………………………………………..26

3.2 DESENVOLVIMENTO…………………………………………………………………………………………………….27 3.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………………………………………………..29

3

3

4 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS……………………………………………………………………………………………30 4.1 REFERÊNCIAS………………………………………………………………………………………………………………30 4.2 ANEXOS ……………………………………………………………………………………………………………………..31

5 APRESENTAÇÃO ORAL DO TCC ………………………………………………………………………………………32

REFERÊNCIAS ………………………………………………………………………………………………………………………34

ANEXOS ……………………………………………………………………………………………………………………………… 35 Anexo A – Auxílio para redigir partes do trabalho……………………………………………………………….35

4

O presente manual tem por objetivo orientar os acadêmicos do curso de graduação em Serviço Social sobre a confecção e as regras para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso II, observando as normas técnicas da ABNT no que se referem a apresentação gráfica, citações e referências.

O TCC II deverá ser inserido no ambiente virtual de Aprendizagem – Colaborar da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II (regular e/ou dependência), em data definida em calendário acadêmico.

O Trabalho de Conclusão de Curso é INDIVIDUAL e essencial para que o aluno se gradue em Serviço Social, conforme consta no Guia de Percurso.

Os objetivos do TCC do Curso de Serviço Social são:

 Propiciar ao aluno a correlação e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos trabalhados no Curso.

O ponto de partida para iniciar a produção do TCC é a definição do problema a partir do tema definido por você aluno (a). O problema é algo que o inquieta e que o impulsione a pesquisar determinado assunto relacionado ao Serviço Social. O problema norteia toda a produção do TCC. Gil (2008) apresenta cinco regras práticas para a formulação de problemas científicos, são elas:

  1. O problema deve ser formulado como pergunta.
  2. O problema deve ser claro e preciso.
  3. O problema deve ser empírico.
  4. O problema deve ser suscetível de “solução”.
  5. O problema deve ser limitado a uma dimensão viável.

    Sobre o que vou escrever? Como irei escrever? Para quem?

5

  •   Estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e investigativo;
  •   Incentivar o trabalho de pesquisa e a investigação científica, visando o desenvolvimento na

    área de formação do Serviço Social, para a atuação na realidade social;

O problema deverá ser formulado através de pergunta.

Qual a relevância do que irei escrever? Quanto vou escrever?

Para responder estas, entre outras tantas perguntas, é preciso encontrar o caminho a percorrer que leve a um trabalho bem elaborado. Ou seja, que o trabalho construído se torne um texto (do latim, tecere) com ideias coesas e coerentes, ou seja, seu TCC!

As atividades de estágio podem auxiliar na definição do problema da pesquisa, uma vez que a vivência durante o estágio proporcionou a você um olhar mais direcionado, contato e um aprendizado significativo no que se refere aos processos de trabalho do Serviço Social. Aproveitando a experiência do estágio, você poderá eleger alguma temática que chamou sua atenção e que merece um aprofundamento que oportunize a pesquisa bibliográfica. Entretanto, não se esqueça de que o TCC é uma pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura que irá ampará-lo na sua problematização.

6

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser escrito em fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas de 1,5 e deslocamento da primeira linha de 3cm (parágrafo). Os Elementos Textuais deverão conter, no mínimo, 20 laudas.

Esclarecemos que, conforme ABNT, Elementos Textuais são o conteúdo do trabalho propriamente dito. Constituem a maior parte do trabalho, onde o autor descreve a metodologia e os materiais usados, os objetos ou dados de sua pesquisa, as discussões a respeito deles e a conclusão que foi tirada pelo autor, ou seja,

Elementos Textuais compreendem: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

7

NÃO ESQUEÇA:

O TCC consiste num trabalho acadêmico de revisão bibliográfica e não é uma produção que envolve pesquisas de campo que tratem de questões com seres humanos, por isso tome muito cuidado. Não utilize como objeto de pesquisa elementos que possam identificar pessoas, locais e eventos do seu campo de estágio, inclusive fotos e imagens.

Conforme a Resolução 196/96, não será possível realizar pesquisa envolvendo diretamente seres humanos: “todo dado empírico, para ser publicado em algum trabalho científico deve ser submetido à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que faz a avaliação para autorização ou não da publicação”. São orientações definidas para todas as instituições de ensino superior e para todos os cursos de graduação.

Outro aspecto importante a ser observado é a adequação da temática do TCC a ser desenvolvida, ou seja, deve ser de acordo com o que foi estudado durante o curso de Serviço Social. Assim, poderá realizar um estudo bibliográfico de diferentes aspectos das refrações da questão social e as políticas sociais de enfrentamento dessa realidade. Tomando o devido cuidado para não optar por conteúdos de atribuição exclusiva de outras graduações e/ou profissões e que não sejam objeto de estudo do Serviço Social.

Não obstante, ressaltamos a importância do Projeto de Pesquisa, desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso I e que poderá servir de base para orientar o pesquisador nos objetivos a serem perseguidos, os aspectos relevantes do trabalho e a metodologia mais viável para se atingir os resultados esperados. Vale destacar a sua correlação entre os semestres, a fim de norteá- lo nesta empreitada significativa da graduação.

Mas, e a linguagem?

Em nosso dia-a-dia exercemos inúmeros papéis e com isto utilizamos diversas formas de linguagem, tendo acesso a uma diversidade de gêneros textuais. A linguagem das redes sociais é coloquial, do dia-a-dia, entretanto no meio acadêmico não é conveniente utilizá-la.

De uma forma geral, em um curso de graduação e na elaboração do TCC, utiliza- se como padrão a norma culta.

1 TEMA

A escolha do tema a ser pesquisado é um item muito importante. Uma escolha “errada”, que não desperte o interesse do autor fará com que a elaboração se torne um trabalho mais difícil. Por outro lado, se a escolha for de um tema de interesse, a leitura tornar-se-á prazerosa e, consequentemente, a elaboração do TCC será um processo muito mais agradável.

Para escolha do tema você poderá contar com o diálogo com seus colegas, tutor de sala, tutor a distância, professor, etc.

Nada impede que mais de uma pessoa escreva sobre o mesmo tema. Porém, cada aluno tem uma forma de produzir um texto, de selecionar as referências a serem utilizadas e as escolhas linguísticas. Portanto, é IMPOSSÍVEL que se tenha dois alunos com propostas idênticas, perseguindo os mesmos objetivos, embasando-se nos mesmos autores em seus aspectos mais significativos sobre este tema.

8

Seu Trabalho de Conclusão de Curso deverá conter, no mínimo, 20 laudas de elementos textuais e no máximo 40 laudas, ou seja, entre a Introdução e as Considerações Finais.

O curso de graduação não exige que seu trabalho seja inédito, como em uma tese de doutorado.

Ao selecionar o tema procure ser bastante específico, pois isto facilitará na realização do trabalho. De nada adianta propor algo grandioso se não dermos conta de terminar. A escolha de um tema sem limitações poderá fazer com que você se perca ao longo do caminho.

Destaca-se ainda que delimitar o tema neste estágio da vida acadêmica exige que você faça uma análise prévia sobre o material já produzido sobre esta temática, a fim de contar com um arcabouço teórico que dê sustentação para suas análises.

Os alunos devem desenvolver o TCC a partir de temáticas relacionadas ao Serviço Social, ou seja, entendemos que as formas de expressão da realidade profissional no mercado de trabalho são diversas. Nas organizações públicas, por exemplo, o profissional é inserido nas três instâncias (federal, estadual e municipal), desenvolvendo atividades nas áreas de saúde pública, assistência social, previdência social, trabalho, reabilitação profissional, habitação, educação, programas afetos à área da infância e adolescência, pessoas com deficiência, saúde mental, educação ambiental, saneamento básico, educação sanitária, movimentos sociais, sindicatos de representatividade; poder local – conselhos (saúde, criança e adolescente, assistência social, idoso, dentre outros); ética e serviço social, dentre outros.

Além da execução de projetos e serviços, os Assistentes Sociais realizam “ensino, pesquisa, planejamento, assessoria técnica em políticas públicas governamentais, não governamentais e patronais, ocupando chefias intermediárias e cargos de comando em empresas privadas e órgãos públicos” (GENTILLI, 2006, p.41).

Portanto, o TCC oportunizará ao aluno a reflexão sobre a possibilidade de inclusão dos diversos segmentos da sociedade que, por sua vez, foram excluídos de determinados direitos para a garantia da cidadania, além da análise acerca da intervenção do Serviço Social no seu espaço sócio-ocupacional.

1.1 OBJETIVOS

Um dos principais itens no desenvolvimento do seu TCC é a definição dos objetivos. Isto porque são os mesmos que irão indicar o caminho a ser seguido na elaboração do desenvolvimento do trabalho. Objetivos mal formulados conduzem a pesquisa a rumos que não atendam as necessidades acadêmicas.

Se os objetivos estiverem claros, o aluno não desviará do seu foco de estudo. Um

9

texto, por mais interessante que seja, deve ser deixado para uma outra oportunidade caso ele não tenha relação com o foco da pesquisa.

Mas como definir o que se pretende atingir?

Para isto, a construção do objetivo deve partir de um verbo no infinitivo (exemplo: identificar, investigar). Os objetivos demonstram quais são as metas a serem alcançadas.

A definição do OBJETIVO GERAL relaciona-se com a visão global do tema, aquilo que se quer alcançar plenamente por meio da pesquisa. Geralmente remete a solução do problema estabelecido. Para o TCC você deverá elaborar apenas um objetivo geral.

Já os OBJETIVOS ESPECÍFICOS consideram aspectos parciais que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcançado. Para o TCC o aluno deverá elaborar no mínimo quatro objetivos específicos.

Veja no quadro abaixo alguns exemplos de verbos que poderão ser utilizados na formulação dos mesmos:

10

OBJETIVO GERAL

Compreender

Conhecer

Desenvolver

Identificar

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Comparar Caracterizar Diferenciar Apontar

Ressaltamos que é imprescindível que o tema tenha intrínseca relação com os objetivos propostos.

LEMBRE-SE:

Os objetivos traçados, tanto geral, quanto os específicos, deverão vir no corpo da introdução do trabalho. Não é um tópico especial, portanto, ao elaborar a sua introdução, descreva os objetivos (geral e específicos) em forma de texto.

Agora que você já escolheu o tema e os objetivos é a hora de pensar no referencial

teórico. Nesse item, você deverá referenciar a teoria que serviu de base para fundamentar a sua pesquisa. Lembramos que o plágio é inadmissível!

1.2 PLÁGIO

Para que isto não venha a ser um problema para você, produza seu texto com muito cuidado: ao utilizar argumentos, ou parte deles, de outros autores, todos devem estar devidamente referenciados como citações (diretas e indiretas). Para tanto, você deve colocar o nome do autor, o ano da obra e a página, conforme as normas da ABNT disponibilizadas na biblioteca virtual.

É importante lembrar que o referencial teórico será o alicerce de todo seu trabalho e é ele que irá dar credibilidade a sua voz. Estas fundamentações são de extrema relevância, sendo inadimissível a sua ausência, afastando assim o discente do senso comum e embasando o conhecimento em produções de pesquisas já concluídas.

O plágio é crime e os trabalhos comprovadamente plagiados serão reprovados. 1.3 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA

O referencial teórico é elemento essencial e obrigatório. Trata-se do quadro teórico que serve como embasamento dos estudos, no qual o autor deve posicionar-se teoricamente frente ao tema, definir as principais variáveis que serão utilizadas, assim como as hipóteses e os pressupostos teóricos. É fundamental que você leia sobre os assuntos relacionados ao tema e que serão abordados no trabalho.

Este item fundamenta a pesquisa bibliográfica, é a base de sustentação teórica, pois favorecerá a definição de contornos mais importantes da problemática a ser estudada. Você poderá verificar sobre quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto; sobre os aspectos já abordados e as lacunas existentes na literatura.

Lembre-se: NÃO É QUALQUER CAMINHO QUE SERVE!

Colocamos algumas perguntas com o objetivo de orientá-lo na elaboração de seu texto, e, as respostas das mesmas vão compor a sua fundamentação teórica. Isso não significa que você deve se pautar somente nesses questionamentos para construir o referencial (as perguntas não devem fazer parte do texto, apenas apresentam possíveis caminhos para a produção).

11

Ao selecionar os autores que usará na fundamentação teórica (ou referencial) você deve manter o foco nos objetivos da pesquisa, ou seja, selecione SOMENTE obras e autores relacionados com a temática de sua pesquisa provenientes de fontes seguras.

Atenção: As citações de autores podem ser feitas de duas formas: direta ou

indireta.

12

Quem são os autores que abordam o assunto? O que eles afirmam?
Há contradições entre os autores?

Citação “é a menção de uma informação extraída de outra fonte” (NBR 10520, 2001).

Assim, compreendemos que as citações são trechos transcritos (citações diretas) ou apresentação de ideias do autor reescritascom suas palavras (citações indiretas). As citações tem a finalidade de fundamentar, esclarecer e/ou sustentar a ideia que você estará produzindo.

1.3.1 CitaçãoDireta

É a transcrição EXATA de trechos da obra pesquisada. São citações com mais de três linhas, que, por sua vez, devem ser formatadas em um parágrafo próprio, com letra menor (fonte tamanho 10) que a utilizada no texto, espaçamento simples, alinhamento justificado e deslocamento de quatro (4) centímetros da margem esquerda. A citação direta com menos de três linhas é diferenciada do texto com a utilização de aspas para separar o trecho citado do resto do texto. Em ambas o autor, ano e página devem ser informados.

  •   Exemplo de Citação Direta Longa (mais de três linhas)

    O território em momento de globalização, ao mesmo tempo em que responde a interesses previamente estabelecidos por um novo organismo de controle representado pelas grandes empresas e grupos econômicos, engendra em sua reprodução possibilidades de relação unitária quando aproxima lugares, que são “lócus da multidimensionalidade da vida, onde a convivência do diverso instiga cada um, posto que são abrigos que conformam as subjetividades de cada qual”, fortalecendo novas horizontalidades que se constituem com base territorial com o objetivo de encontrar novos caminhos ao processo da globalização perversa (GONÇALVES, 2004, p. 210).

  •   Exemplo de Citação Direta Curta (menos de três linhas)
    Tal conjuntura é explicitada por Netto (2004, p. 8) como: “Nunca na história

    brasileira, a oligarquia financeira pôde satisfazer em tal magnitude a sua voracidade”.

    1.3.2 CitaçãoIndireta

    A citação feita por meio de paráfrases, quando trechos são transcritos de forma livre nas palavras do autor é chamada de citação indireta.

 Exemplo de Citação Indireta

Segundo Sposati (2002) é possível hierarquizar o território de acordo com a exclusão e inclusão social, sistematizando um mapa da exclusão/inclusão. Para isso produzem-se índices territoriais que classificam regiões de uma cidade em relação ao grau do índice especifico

Mas voltando a elaboração de seu trabalho, lembre-se que a escrita é um processo! Dessa forma, procure selecionar/organizar um local de trabalho, determinar algumas horas por dia, separar seus textos em pastas no computador ou no papel, conforme for organizando seu

13

LEMBRETE

TODO autor citado no texto DEVE constar nas Referências Bibliográficas!

pensamento. É importante também que faça fichamentos dos textos lidos. FICHAMENTO é um recurso de memória imprescindível na elaboração de um trabalho acadêmico. Pesquise mais a esse respeito!

Ao iniciar a escrita de seu TCC, procure partir do amplo para o restrito, ou seja, primeiro situe o leitor no tema através de autores considerados clássicos e renomados no assunto pesquisado. Mas nada impede que cite outros com opiniões contrárias. Veja os pontos divergentes e convergentes destes autores e procure escrever com suas palavras o que eles discordam e o que concordam.

Outro item essencial de seu trabalho são as referências bibliográficas. Elas estão de acordo com as normas?

1.3.3 ReferênciasBibliográficas

Da mesma forma que todo o trabalho, a formatação das referências deve seguir as normas da ABNT – NBR 6023. Lembre-se que TODOS os autores citados no trabalho DEVEM ser citados nas Referências.

1.3.4 ItensdoTCC

O TCC é composto pelos seguintes itens:

14

Capa

Folha de Rosto

Dedicatória

Agradecimentos

Resumo

Lista de Figuras (opcional)

Lista de Gráficos (opcional)

Lista de Tabelas (opcional)

Lista de Quadros (opcional)

Elementos Pré-Textuais

Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional)

Diretrizes e Exemplos

Sumário

Item 2.1 Item 2.2 Item 2.3 Item 2.4 Item 2.5 Item 2.6 Item 2.7 Item 2.8 Item 2.9 Item 2.10 Item 2.11

15

Elementos Textuais

 Introdução (O que fazer?) – Objetivos:

  •   Objetivo Geral
  •   Objetivos Específicos

– Justificativa (Por que fazer?) – Metodologia

Item 3.1

Item 3.1.1 Item 3.1.2

Diretrizes e Exemplos

– Desenvolvimento

– Considerações Finais

Anexos

Item 3.2 Item 3.3

Item 4.1 Item 4.2 Item 4.3

Referências

Apêndices

Elementos Pós-Textuais

Diretrizes e Exemplos

2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Alguns elementos pré-textuais são obrigatórios enquanto outros são opcionais.

Veja a descrição na sequência. 2.1 CAPA

Elemento obrigatório onde constam as informações indispensáveis ao trabalho e devem obedecer à seguinte ordem:

  •   Nome da instituição: seguido do nome do centro (Sistema de Ensino Presencial Conectado) e do nome do curso que deve ser apresentado em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 14, espaçamento simples de entrelinhas;
  •   Nome do autor: em letras maiúsculas, recomenda-se deixar um espaço simples de entrelinhas entre o nome da Instituição/curso e o nome do autor. Deve ser apresentado também em fonte Arial, tamanho 14, espaçamento simples de entrelinhas e alinhamento centralizado;
  •   Título do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; em maiúsculas e negritadas, fonte Arial, tamanho 16, espaçamento simples de entrelinhas e centralizado;
  •   Subtítulo (condicionado à necessidade): se houver subtítulo, deve ser precedido de dois pontos (:), fonte Arial, tamanho 14, espaçamento simples de entrelinhas, sem negrito e todas as letras das palavras principais em letras minúsculas, procurando assim evidenciar a sua subordinação ao título principal;
  •   Local e ano: especifica a cidade e o ano de entrega do trabalho. Deve ser apresentado em: fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas simples e apenas as iniciais em maiúsculas.

    Na sequência será mostrado um modelo de capa:

16

2.2 FOLHADEROSTO

Fonte: autoria própria.

A Folha de Rosto é obrigatória e contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. Deve possuir todos os elementos da capa (com exceção do nome da instituição), acrescidos dos relacionados a seguir:

  •   Natureza do trabalho: deve informar o tipo de trabalho (monografia, trabalho de conclusão de curso, trabalho apresentado para uma disciplina, projeto de pesquisa entre outros);
  •   Objetivo do trabalho: deve informar se é apresentado para aprovação em uma disciplina, para a obtenção de um grau, para a obtenção de um título e outros;
  •   Nome do orientador e, se houver do co-orientador.

17

18

LEMBRETE

Os professores orientadores do TCC são os professores do curso de Serviço Social que auxiliam os tutores à distância na orientação aos alunos.

Os tutores à distância encaminham o nome do Professor Orientador do TCC via mensagem para cada um dos alunos do curso de Serviço Social.

As informações sobre natureza e objetivo do trabalho devem ser apresentadas com alinhamento justificado, com recuo esquerdo de 07 cm, espaçamento simples de entrelinhas, fonte Arial e tamanho 10. Os demais elementos devem ser centralizados na folha.

Veja a seguir como deve ser a folha de rosto:

2.3 DEDICATÓRIA

Fonte: autoria própria.

Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Não apresenta título e nem indicativo numérico.

Digitado preferencialmente em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 de entrelinhas, alinhamento justificado e 7 cm de recuo esquerdo.

2.4 AGRADECIMENTOS
Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à

19

elaboração do trabalho. É importante agradecer ao orientador, co-orientador e a instituição onde foram coletados os dados.

Deve-se utilizar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 de entrelinhas, alinhamento justificado e parágrafos de 3 cm. Deve ser encabeçado pela palavra AGRADECIMENTOS, centralizada na página, com todas as letras maiúsculas e em negrito.

2.5 RESUMO

Elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos assuntos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo do trabalho, ressaltando os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do mesmo.

O resumo é redigido pelo próprio autor e deve ser composto de uma sequência de frases ou palavras concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras para as monografias.

Deve ser redigido em parágrafo único (NBR-6028, 2003), na terceira pessoa do singular, utilizando espaçamento simples de entrelinhas e seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, as palavras-chave devem ser separadas por dois espaços duplos de entrelinha. Deve ser encabeçada pela palavra RESUMO, centralizada na página, com todas as letras maiúsculas e em negrito, precedido da respectiva referência bibliográfica.

20

21

Fonte: autoria própria.

Se o aluno estiver utilizando o Windows 7 e quiser saber qual é o estilo que está utilizando em um determinado local do trabalho ou precisar mudar, pode fazer o comando Crtl + Shift + U e irá aparecer uma imagem, como se pode ver na figura acima (é o retângulo com o título Aplicar Estilos). No caso acima, o estilo é denominado Resumo – Texto e automaticamente assume o parágrafo como sendo espaço 1, justificado.

2.6 LISTADEFIGURAS

Se em seu trabalho houver mais de 3 figuras aconselha-se que faça uma lista de forma a orientar o leitor. Veja abaixo o modelo de formatação a ser seguido.
Exemplo:

Fonte: autoria própria.

2.7 LISTADEGRÁFICOS
Se em seu trabalho houver mais de 3 gráficos aconselha-se que faça uma lista de

22

forma a orientar o leitor. 2.8 LISTADETABELAS

Se em seu trabalho houver mais de 3 tabelas aconselha-se que faça uma lista de forma a orientar o leitor.

2.9 LISTADEQUADROS

Se em seu trabalho houver mais de 3 quadros aconselha-se que faça uma lista de forma a orientar o leitor.

2.10 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

Se em seu trabalho houver muitas abreviaturas aconselha-se que faça uma lista de forma a orientar o leitor. Orientamos também que, em seu texto, na primeira vez que for utilizar uma abreviatura, ela deve estar entre parênteses logo após seu nome por extenso. Só após esta primeira descrição pode-se colocar a abreviatura no texto sem descrevê-la.

2.11 SUMÁRIO

É a transcrição das partes que compõem o trabalho, conforme aparecem no texto produzido, na mesma ordem e grafia. É um elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) número (s) da(s) folha(s). Deve ser encabeçada pela palavra SUMÁRIO, com todas as letras maiúsculas, negrito e centralizado. É apresentado da seguinte forma:

  •   Os elementos pré-textuais como: errata, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumos, listas de ilustrações, listas de tabelas entre outros, não constam no sumário;
  •   Não se utiliza nenhum tipo de sinal (ponto, hífen, travessão) entre os números indicativos de seção e seus títulos;

23

  •   Os indicativos das seções primárias e de suas subdivisões, bem como seus títulos, devem aparecer no sumário da mesma forma que apareceram no texto; com os mesmos recursos tipográficos (negrito, itálico, caixa alta, fonte e outros);
  •   Uma linha pontilhada deve ser usada para ligar o nome da seção à folha correspondente;
  •   No corpo do sumário, recomenda-se a utilização de espaçamento 1,5 de entrelinhas, fonte Arial, tamanho 12 e alinhamento justificado. Um espaço em branco deve ser deixado entre

    uma seção primária e outra.

24

3 ELEMENTOS TEXTUAIS 3.1 INTRODUÇÃO

Na Introdução, deve-se apresentar o tema do TCC, segundo a NBR 14724, 4.2.1, a introdução é a parte inicial do texto onde devem constar a delimitação do assunto a ser tratado, os objetivos da pesquisa e demais elementos necessários para situar o tema do trabalho. Busca-se familiarizar o leitor com o conteúdo a ser abordado. Não é recomendado formular temas demasiadamente amplos; pretende-se aqui objetividade.

É a parte do trabalho onde o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor.

Segundo Andrade (1994, p. 71) o conteúdo da introdução apresenta:

  

 

Anúncio do tema do trabalho;
Deve haver um esclarecimento de modo sucinto do assunto a ser tratado; Delimita a extensão e profundidade que se pretende adotar na abordagem

do tema;
Informa as ideias mestras do desenvolvimento do assunto;

Evidenciar a relevância do assunto tratado (o que corresponde à justificativa para se fazer a pesquisa);
Indica os objetivos do trabalho (geral e específicos), a justificativa, a metodologia na introdução. Lembrando que na introdução utiliza-se único texto sem tópicos ou subitens.

Na introdução deve constar o objetivo da pesquisa realizada, a justificativa para a realização dessa pesquisa e a metodologia. Neste momento, o aluno deve conjeturar sobre o problema do seu trabalho, ou seja, qual é o problema de pesquisa que ele pretende resolver ou contribuir para a solução. Questão que irá amparar a justificativa do seu trabalho.

25

ATENÇÃO

O assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos da Introdução devem estar descritos no texto não sendo aceitos em forma de itens.

3.1.1 ObjetivoGeral

O objetivo geral proporciona uma visão geral e abrangente do que se pretende alcançar. Ao se definir o “porquê da pesquisa” está se estabelecendo seu objetivo geral.

3.1.2 ObjetivosEspecíficos

Os objetivos específicos são as aplicações do objetivo geral a situações particulares. Desmembra e detalha o conteúdo do objetivo geral.

Os objetivos específicos são aspectos parciais que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcançado. São formulados com verbo no infinitivo.

3.1.3 Justificativa

Na justificativa, o pesquisador deverá apresentar o motivo que o levou a realizar a pesquisa, o direcionamento dos resultados obtidos e em que os resultados poderão contribuir para a sociedade ou sujeitos envolvidos. Poderá trazer uma abordagem pessoal sobre as razões que o levaram a escolher o tema, o “problema” a ser estudado, desde que também seja relevante para a profissão.

Segundo Junior (2008), a justificativa deverá responder a duas perguntas

essenciais:

  •   O que levou o pesquisador escolher este tema?
  •   Para quem servirá?

    O aluno/pesquisador poderá apresentar sua expêriencia de vida, profissional, de estágio e o seu conhecimento (desenvolvendo pesquisa bibliográfica apenas) em relação ao assunto investigado. Em um segundo momento, deverá apresentar “a que servirá” o estudo da temática. Este é um dos momentos em que o autor tem a oportunidade de se expressar livremente, desde que de forma coerente e ética.

    3.1.4 Metodologia(comofazer)

26

Na metodologia deve-se apresentar de forma sucinta a forma como o trabalho foi desenvolvido. De acordo com Junior (2008), este item deve apresentar apenas um parágrafo, caracterizando o método selecionado, o tipo de pesquisa que delimitou para este trabalho e as fontes de consultas utilizadas, ou seja, devem ser abordados os procedimentos utilizados para obtenção das informações, situando o leitor sobre a forma que o TCC foi construído.

Resumidamente, a metodologia divide-se em cinco partes:  Método:

 Qual método foi selecionado. Deve-se informar e justificar brevemente a escolha.

  •   Perspectiva do estudo:
    •   Tipo de estudo (pesquisa bibliográfica). Deve-se responder à pergunta: o que foi

      realizado?

    •   Tipos de dados (primário e/ou secundários).
  •   Fundamentação teórica:

 Principais autores utilizados e o “porque” da escolha dos mesmos, sem entrar

em detalhe sobre a revisão bibliográfica.

 Delimitação do estudo
 Definição do Locus, isto é especificar onde será realizado o estudo. Onde?

Como? De que forma a pesquisa se deu? Nesse momento você deve descrever de forma detalhada como realizou a pesquisa bibliográfica e a construção de seu referencial teórico.

3.2 DESENVOLVIMENTO

Segundo a NBR14724, 4.2.2, o desenvolvimento é “a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em capítulos ou seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método” utilizado na pesquisa para desvelar as particularidades do problema, com o objetivo de conhecer para intervir. No desenvolvimento é que se faz a articulação entre o referencial teórico utilizado e o objeto de estudo.

27

É uma conversa entre o “problema” e o que já fora escrito anteriormente sobre ele, bem como a comprovação ou o descarte das hipóteses levantadas no momento inicial, quando se percebeu a necessidade e a importância do estudo sobre o tema e o problema.

No desenvolvimento são feitas afirmações sustentadas por citações de autores pesquisados e que deverão ser mencionados no conjunto das referências. Este elemento essencial do trabalho apresenta inicialmente a revisão bibliográfica apresentando o quadro teórico que vai embasar os estudos, no qual o autor deve posicionar-se teoricamente frente ao tema.

As fontes podem ser variadas desde que o aluno, orientado pelo professor/tutor responsável, tenha o cuidado para não cair no risco de citar autores de linhas diferentes sem definir com clareza qual será o seu enfoque no momento de tratar os dados da pesquisa. Dentre as fontes de referência estão os livros, os arquivos, referências eletrônicas, sistemas de documentação, anais, periódicos, e outros, desde que citados os autores do mesmo.

No desenvolvimento do trabalho, o aluno/pesquisador apresenta os dados que levantou na pesquisa bibliográfica, de acordo com o que já definira no momento inicial do trabalho. A redação desta parte do TCC deve ser elaborada com cuidado, pois não é uma

sequência de frases soltas em que se especificam os autores e o que eles afirmam sobre o assunto. Ao contrário, é um texto, logicamente ordenado, que se constitui numa espécie de resenha crítica do material consultado correlacionado com os dados levantados na sua pesquisa.

Para isso é fundamental:

  •   Partir do tema mais geral para os específicos;
  •   Fazer referência a trabalhos anteriormente publicados, situando a evolução do assunto;
  •   Basear-se numa linha de raciocínio lógica e de conexão entre as ideias, evitando tópicos

    “soltos” e sem relação entre si;

  •   Limitar a revisão às contribuições mais importantes diretamente ligadas ao assunto;
  •   Mencionar o nome de todos os autores, no texto e, obrigatoriamente, nas referências;
  •   É permitido o uso de citações eletrônicas, desde que apresentados o autor e a data da

    consulta;

  •   Longas cópias literais de trabalhos de terceiros são consideradas plágio, podendo o aluno

    ser submetido às penalidades vigentes na lei (Lei de Direito Autoral, no 9610 de 19 de fevereiro de 1998).

28

3.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Trata-se da recapitulação resumida, da síntese dos resultados do trabalho, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito. Deve ser breve e basear-se em dados comprovados, respondendo aos objetivos que foram propostos e se a pesquisa conseguiu ou não os alcançar.

Lembre-se, você já delineou um norte para desenvolvimento da sua pesquisa, porém, caso não seja mais interessante manter a mesma linha, recomenda-se a formulação de um novo projeto de pesquisa para a construção de seu TCC. Mas não se esqueça: o Projeto de Pesquisa é somente um guia, não pode ser confundido com o trabalho de Conclusão de Curso em si. Este deve ser o produto almejado pelo seu Projeto de Pesquisa.

29

4 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

4.1 REFERÊNCIAS

As referências constituem a relação das fontes utilizadas pelo autor (aluno) em ordem alfabética, incluindo as referências eletrônicas. São os elementos que identificam os livros, sites, revistas, periódicos, etc. utilizados para a redação do trabalho. Refere-se ao material consultado, que foi citado no corpo do trabalho, ou seja, todas as obras citadas no texto devem obrigatoriamente figurar nas referências.

Assim, todo o material bibliográfico consultado para elaboração do trabalho deverá ser listado rigorosamente conforme as normas da ABNT para Apresentação de Referências: NBR 6023/2002.

As referências devem possuir espaçamento simples, ajustamento à esquerda e separadas por um espaçamento simples de cada próxima referência.

Exemplo:

REFERÊNCIAS
[SOBRENOME], [Nome]. [Título da obra]. [Edição]. [Cidade]: [Editora], [Ano de Publicação]. [número

de páginas].

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1994.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

30

4.2 ANEXOS

Fonte: autoria própria.

Elemento opcional, que consiste em textos ou documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação e ilustração, como mapas, leis, estatutos, entre outros. O(s) anexo(s) é(são) identificado(s) por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

31

5 APRESENTAÇÃO ORAL DO TCC
A oratória é um recurso muito utilizado pelo assistente social ao longo de sua

trajetória profissional. Com o objetivo de proporcionar aos alunos (as) uma oportunidade de exercitar essa ferramenta primordial ao exercicio profissional, é necessário que o (a) aluno(a) realize a apresentação do TCC ao término do semestre.

A apresentação do TCC deverá ser realizada em dia e horário definido em conjunto com o tutor presencial. O mesmo organizará os momentos e o tempo de cada aluno para a apresentação, que deverá ser sucinta e poderá ou não utilizar de recursos audiovisuais.

O mais importante nessa apresentação, além do exercício da oratória, é também observar se o aluno tem domínio da temática abordada por ele no trabalho.

Essa apresentação é obrigatória e complementa a pontuação do TCC. Ela deve ser realizada em sala de aula, mediante a presença dos colegas de turma e também do tutor presencial, que será o responsável em lançar no sistema a pontuação devida.

Lembramos que você deverá realizar a apresentação oral do trabalho na data pré- acordada com seu tutor presencial e, como já mencionado, ela é complementar à pontuação obtida no trabalho, para realizar a apresentação do TCC é obrigatório que você tenha feito a postagem do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem.

Importante: Lembre de combinar com seu tutor presencial dele realizar o lançamento de sua apresentação imediatamente após sua realização ok!

OBSERVAÇÕES

  •   O(A) ALUNO(A) pode transcrever trechos importantes dos autores que leu, porém DEVE fazer a devida referência, para não caracterizar plágio;
  •   Pode parafrasear trechos importantes dos autores que leu, mas também DEVE fazer a devida referência, para não caracterizar plágio;
  •   DEVE escrever com suas próprias palavras, para que o trabalho também tenha a sua cara!

32

A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e o exercício profissional, no entanto é necessário se atentar a alguns pontos, dentre eles:

 Lembramos que você deverá realizar a apresentação oral do trabalho na data pré-acordada com seu tutor presencial e ela é complementar à pontuação obtida no trabalho, para realizar a apresentação do TCC II é obrigatório que você tenha feito a postagem do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem.

33

REFERÊNCIAS
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de

trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1994.

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber: metodologia cientifica, fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999. ______. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

GENTILLI, R. Representações e práticas: identidade e processo de trabalho no serviço social. 2.ed. São Paulo: Veras, 2006.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Processos planetários e fronteiras móveis: reflexões a partir da obra de Milton Santos. In: BRANDÃO, Maria A. (Org.). Milton Santos e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.p.203-215.

JUNIOR, Joaquim Martins. Como escrever Trabalhos de Conclusão de Curso. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

PAULO NETO, José. A conjuntura brasileira: o Serviço Social posto à prova. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 79, 2004.

SPOSATI, Aldaíza. Mapa da exclusão/inclusão social. 10 out. 2002. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/ppublicas/pp11.htm>. Acesso em: 3 jul. 2018.

34

Tenham um ótimo trabalho!!!

ANEXOS
Anexo A – Auxílio para redigir partes do trabalho

QUADRO 1 – Combinação de termos para indicar o objetivo

Fonte: autoria própria.

OBJETO

a criança
em situação
a dinâmica dos CRAS a problemática do idoso

35

SUJEITO

DO QUE

AÇÃO

O objetivo

deste trabalho

é analisar

A finalidade

da pesquisa

é entender

O objeto

do trabalho

é explicar

A razão

comunicação

é compreender

Por exemplo, você pode combinar a coluna 1, linha 1, com coluna 2, linha 1, com coluna 3, linha 4,com coluna 4, linha 4 e terá o seguinte produto:

“O objetivo deste trabalho é compreender a problemática do idoso que sofre violência doméstica […]”;

Ou ainda, se for combinada a coluna 1, linha 2; com coluna 2, linha 2; com coluna 3, linha 1; com coluna 4, linha 1, formaria o resultado:

“A finalidade da pesquisa é analisar a criança em situação de risco […]”.

Additional information

Escolha seu Trabalho

Exclusivo